Cirurgia Estética Enxerto de Gordura (Lipoenxertia ou Lipofilling)
Melhorar cicatrizes, preencher áreas de retração após cirurgia de câncer de mama, recuperar pele após radioterapia, aumentar volume da mama, melhora do rippling, trocar implante de silicone por gordura, corrigir diferenças de tamanho entre as mamas, cobrir a prótese de silicone para ficar mais natural e até fazer nova mama pós mastectomia é uma nova realidade?
SIM...
O enxerto autólogo de gordura, ou lipoenxertia ou ainda lipofilling é o “photoshop” da mama. Esculpir e moldar as mamas não é mais um sonho, os avanços da medicina nos permitiram evoluir na cirurgia plástica mamaria.
Conheça tudo sobre o procedimento cirúrgico: Lipoenxertia é o procedimento que usa a sua gordura, retirada de áreas em excesso no seu próprio corpo, para enxerto nas mamas. As regiões mais escolhidas são o abdômen, flancos e culotes, melhorando também o seu contorno corporal.
O procedimento de lipoenxertia ganhou popularidade na década de 90 após os trabalhos do cirurgião plástico norte-americano Sydney Coleman que sistematizou a forma da coleta e transferência da gordura. A lipoaspiração é realizada a vácuo, de forma manual, transferida para uma centrifuga que separa o tecido adiposo, rico e células tronco, da solução sanguinolenta e oleosa, assim o preparo é mais seguro para a transferência.
A transferência da gordura para a mama é feita através de pequenas incisões no local a ser enxertado. Fazemos uma hipercorreção, uma vez que em média 20-30% da gordura enxertada é reabsorvida pelo organismo. É muito importante enxertar por micro cânulas pois quanto mais o enxerto tiver contato com o tecido receptor, mais ele será vascularizado e menos perda teremos. Esse é um dos motivos de porque precisamos, para esse procedimento, área doadora e área receptora. Se tivermos pequena espessura de mama, menos quantidade poderemos enxertar.
A gordura de depois de integrada, se confundirá com o tecido mamário, tendo a mesma consistência da mama ao toque.
A recuperação pós-operatória é rápida e o retorno as suas atividades diárias podem iniciar após alguns dias, o que pode incomodar mais no pós operatório são as áreas que foram coletadas as gorduras, mas o uso de tapping e drenagem fazem a recuperação ser mais rápida.
É um procedimento ambulatorial e normalmente com anestesia geral.
A segurança do enxerto é bem estabelecida, atualmente, inclusive em pacientes oncológicos. O Meu mestrado e doutorado avaliaram exatamente a segurança oncológica do enxerto realizado no mesmo momento da retirada do câncer, e não houve qualquer aumento de risco. (trabalhos que me orgulham muito !!!!)
Muitos estudos na área de imagem também foram realizados, e os radiologistas experientes conseguem diferenciar facilmente as alterações, tipo microcalcificações e cistos oleosos, que podem se apresentar após o procedimento.
Vamos fazer um photoshop nas suas mamas? Se você se empolgou ao ler sobre a técnica, procure médicos com experiência em lipoenxertia e converse sobre o que ela pode te ajudar.