ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent · Dra. Camile Stumpf · Mastologista · Cirurgia Estética ·


CirurgiaEstética

A cirurgia plástica mamária é a cirurgia estética mais realizada no mundo.

Dependendo do objetivo, a plástica mamária pode ser indicada para aumentar ou diminuir as mamas, reduzir a pele em excesso, corrigir assimetrias e defeitos de formação, e para reparar ou reconstruir mamas no mesmo momento da cirurgia oncológica ou de forma tardia.

~ ~ ~ ~ # ~ ~ ~ ~

Cirurgia Estética Mamoplastia de Aumento

Cirurgia realizada para aumentar o volume mamário ou simetrizar mamas de tamanhos diferentes (pequenas ou grandes diferenças).

Podemos utilizar para essa cirurgia implantes de silicone ou enxerto de gordura, ou ambas as técnicas (Mamas Híbridas).

Qual a idade certa para operar?

Podem ser realizadas a partir do final do crescimento e desenvolvimento das mamas. Isto ocorre por volta dos 17 ou 18 anos. Mulheres que já amamentaram, recomenda-se aguardar pelo menos 6 meses após o fim da amamentação para agendar a cirurgia.

Onde pode ser realizada a incisão?

Se a opção for pelo implante de silicone podemos inseri-lo submuscular ou subglandular pelas diferentes vias: sulco inframamário (incisão horizontal), cicatriz areolar (forma semicircular) ou na axila.

Se utilizarmos o enxerto de gordura utilizamos essas mesmas incisões para fazer o enxerto (leia mais sobre a técnica no item Lipoenxertia).

A mamoplastia de aumento altera a função mamária?

Não. O aumento das mamas preserva a principal função da glândula mamária que é a lactação.

Após o procedimento pode haver uma diminuição da sensibilidade na aréola, que, aos poucos, retorna ao normal. Apenas em raros casos a sensibilidade não retorna.

Qual a anestesia usada na cirurgia de mamoplastia de aumento?

Anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em média 1 a 2 horas.

Vídeos
  • Breast Augmentation Highlight Reel ASSISTIR
  • How breast enlargement surgery is carried out ASSISTIR

Cirurgia Estética Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é a mais indicada para quem busca realizar a diminuição do volume mamário. As cicatrizes podem ser em formato de “T” invertido, em forma de “raquete, em “L” ou peri-parareolar (cicatriz circular ao redor da aréola).

A decisão da melhor cicatriz depende do tamanho e grau de flacidez de cada mama. A escolha é individualizada.

O resultado final da mamoplastia redutora depende das características iniciais da mama (tipo de pele, presença de estrias, constituição gordurosa ou glandular do tecido mamário…) e ele poderá ser observado somente ao redor do 8° mês de pós-operatório. Nesse período as mamas atingem seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). Espera-se sempre uma acomodação da mama (o que chamamos de báscula), sendo que o grau de elasticidade da pele das mamas tem grande importância no resultado final.

Toda paciente que se submete a mamoplastia redutora, em maior ou menor grau, precisa estar ciente que podem ocorrer intercorrências como hematomas, seromas, infecção, necrose de pele e de aréola e deiscência de pontos.

Qual a anestesia usada na cirurgia de mamoplastia redutora?

Anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Depende do tipo e tamanho de cada mama. Em média 2 a 3 horas.

Vídeos

Cirurgia Estética Mastopexia

A mastopexia é a técnica cirúrgica que tem o objetivo de remodelar e levantar as mamas pendulares, que sofreram o caimento natural das mamas. A mastopexia pode ser realizada por meio de diferentes tipos de incisões, assim como a mamoplastia redutora.

As cicatrizes podem ser em formato de "T" invertido, em forma de "raquete", em "L" ou peri-parareolar (cicatriz circular ao redor da aréola). A indicação é individualizada e irá variar de acordo com a paciente e o nível de ptose mamária, ou seja, de queda dos seios.

Toda paciente que se submete a mastopexia precisa estar ciente que podem ocorrer intercorrências como hematomas, seromas, infecção, necrose de pele e de aréola e deiscência de pontos, aumentando o risco quanto maior a área for incisada.

Qual a anestesia usada na cirurgia de mastopexia?

Anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Depende do tipo e tamanho de cada mama. Em média 2 a 3 horas.

Vídeo

Cirurgia Estética Enxerto de Gordura (Lipoenxertia ou Lipofilling)

Melhorar cicatrizes, preencher áreas de retração após cirurgia de câncer de mama, recuperar pele após radioterapia, aumentar volume da mama, melhora do rippling, trocar implante de silicone por gordura, corrigir diferenças de tamanho entre as mamas, cobrir a prótese de silicone para ficar mais natural e até fazer nova mama pós mastectomia é uma nova realidade?

SIM...

O enxerto autólogo de gordura, ou lipoenxertia ou ainda lipofilling é o “photoshop” da mama. Esculpir e moldar as mamas não é mais um sonho, os avanços da medicina nos permitiram evoluir na cirurgia plástica mamaria.

Conheça tudo sobre o procedimento cirúrgico: Lipoenxertia é o procedimento que usa a sua gordura, retirada de áreas em excesso no seu próprio corpo, para enxerto nas mamas. As regiões mais escolhidas são o abdômen, flancos e culotes, melhorando também o seu contorno corporal.

O procedimento de lipoenxertia ganhou popularidade na década de 90 após os trabalhos do cirurgião plástico norte-americano Sydney Coleman que sistematizou a forma da coleta e transferência da gordura. A lipoaspiração é realizada a vácuo, de forma manual, transferida para uma centrifuga que separa o tecido adiposo, rico e células tronco, da solução sanguinolenta e oleosa, assim o preparo é mais seguro para a transferência.

A transferência da gordura para a mama é feita através de pequenas incisões no local a ser enxertado. Fazemos uma hipercorreção, uma vez que em média 20-30% da gordura enxertada é reabsorvida pelo organismo. É muito importante enxertar por micro cânulas pois quanto mais o enxerto tiver contato com o tecido receptor, mais ele será vascularizado e menos perda teremos. Esse é um dos motivos de porque precisamos, para esse procedimento, área doadora e área receptora. Se tivermos pequena espessura de mama, menos quantidade poderemos enxertar.

A gordura de depois de integrada, se confundirá com o tecido mamário, tendo a mesma consistência da mama ao toque.

A recuperação pós-operatória é rápida e o retorno as suas atividades diárias podem iniciar após alguns dias, o que pode incomodar mais no pós operatório são as áreas que foram coletadas as gorduras, mas o uso de tapping e drenagem fazem a recuperação ser mais rápida.

É um procedimento ambulatorial e normalmente com anestesia geral.

A segurança do enxerto é bem estabelecida, atualmente, inclusive em pacientes oncológicos. O Meu mestrado e doutorado avaliaram exatamente a segurança oncológica do enxerto realizado no mesmo momento da retirada do câncer, e não houve qualquer aumento de risco. (trabalhos que me orgulham muito !!!!)

Muitos estudos na área de imagem também foram realizados, e os radiologistas experientes conseguem diferenciar facilmente as alterações, tipo microcalcificações e cistos oleosos, que podem se apresentar após o procedimento.

Vamos fazer um photoshop nas suas mamas? Se você se empolgou ao ler sobre a técnica, procure médicos com experiência em lipoenxertia e converse sobre o que ela pode te ajudar.

Cirurgia Estética Explante

Insatisfação com o próprio corpo?
Amadurecimento?
Desenvolvimento de doenças?
Ruptura de próteses?
Desejo de não realizar mais cirurgia de substituição de implantes de silicone?

Essas são algumas das perguntas que estão indo na contramão da cirurgia plástica mais realizada do mundo: a mamoplastia de aumento ou colocação de prótese mamária.

Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica, a cirurgia de colocação de prótese é a cirurgia plástica mais realizada no mundo. E os EUA e Brasil disputam o primeiro lugar nesse ranking.

A visão estética, no entanto, mudou muito nos últimos anos e se, antigamente, muitas mulheres faziam procedimentos estéticos visando adequar-se a padrões de beleza, hoje, o respeito às individualidades têm aumentado à autoaceitação.

A busca pela liberdade e empoderamento feminino combatem a existência de padrões de beleza e influenciam mulheres a se aceitarem com suas próprias características, como seios pequenos, mamas mais flácidas e pendulares. Com o passar dos anos e o amadurecimento, muitas pacientes, também, estão optando pelo explante mamário quando precisam ser submetidas à mamoplastia para a substituição, pois não desejam realizar nova intervenção cirúrgica, talvez com 60, 70 anos, se houver necessidade de troca de implantes.

O Explante ou retirada da prótese mamária, então, entrou nessa onda. Explante é o procedimento cirúrgico que consiste na remoção da prótese de silicone sem a colocação de uma nova.

Uma questão relevante que justifica a procura pelo explante mamário é a saúde, pois recentemente foram identificadas patologias relacionadas à prótese de silicone. Uma dessas doenças é o linfoma anaplásico de grandes células. O linfoma anaplásico de grandes células (ALCL) foi descrito em 1997 pela primeira vez e trata-se um tipo de câncer do sistema imunológico, um distúrbio linfoproliferativo das células T, que está associado ao uso de implantes e que tem como tratamento recomendado a remoção da prótese com capsulectomia total. Os americanos estimam que a prevalência ao longo da vida de ALCL é de 1 para cada 30.000 mulheres com implante mamário texturizado. O linfoma já foi relatado em associação com todos os tipos de implantes texturizados e seroma tardio é a apresentação mais frequentemente relatada.

Outra patologia que foi identificada foi a Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes (ASIA), que também consiste em uma alteração imunológica que pode acometer pacientes com predisposição genética a disfunção. Os adjuvantes são substâncias estranhas ao corpo e os implantes de silicone podem ser o gatilho para isso. O tratamento, nesses casos, também é o explante mamário, pois as células de defesa ao organismo não aceitam a prótese de silicone.

A contratura capsular e a ruptura das próteses também estão entre as buscas ao explante. A contratura capsular é uma reação do organismo ao implante criando uma cápsula espessa, ou membrana fibrosa e rígida ao redor do implante. O enrijecimento dos seios, dores ou desconfortos e até a alteração no formato são algumas das consequências da contratura capsular. Já em casos de ruptura das próteses, a retirada da prótese é obrigatória, podendo ou não ser substituída por outra. A ocorrência da ruptura pode ser tanto assintomática quanto sintomática. Quando sintomática, o diagnóstico da ruptura pode ocorrer pela alteração do formato e/ou consistência da mama, dor, surgimento de nódulos nas mamas ou axilas.

Esse procedimento é indicado como tratamento para pacientes com linfoma anaplásico de grandes células - Breast implant-associated anaplastic large cell lymphoma (BIA-ALCL).

É um tipo raro de linfoma não-Hodgkin que está associado aos implantes de silicone.

Qual a anestesia usada na cirurgia de explante + mastopexia e/ou lipoenxertia?

Anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Depende do tamanho de cada mama e se associamos a mastopexia/lipoenxertia ou não.

Em média 2 a 3 horas.

Vídeo
  • Explante de silicone - em bloco ASSISTIR

Cirurgia Estética Mamas Híbridas

Mamas com volume, colo preenchido, mas natural, é possível?

A mamoplastia híbrida vem sendo procurada como a nova “menina dos olhos” da cirurgia plástica quando a paciente busca naturalidade.

Mas o que é? A mama híbrida consiste na colocação do implante mamário seguido de uma lipoenxertia, ou seja, o procedimento de enxerto de gordura visando um acabamento mais natural. A lipoenxertia pode ser realizada no mesmo momento da mamoplastia de aumento ou como recurso quando a paciente achou que a prótese ficou muito marcada e assim não a deseja mais.

Outras indicações para a mamoplastia de aumento que COMBINA a colocação de um implante mamário (prótese de silicone) com o enxerto de gordura são:

  • Pacientes muito magras que não desejam colocar o implante atrás do músculo peitoral maior e desejam naturalidade;
  • Pacientes com diferentes volumes de mamas e que não conseguimos corrigir utilizando somente implantes de tamanhos diferentes;
  • As pacientes com Síndrome de Poland são ótimas candidatas, assim como pacientes com mamas tuberosas;
  • E obviamente, na reconstrução mamaria de pacientes com câncer de mama, o que já é bem documentado.

A técnica do procedimento de lipoenxertia está descrito no texto “enxerto de gordura”... vide......

Os riscos e os benefícios dessa cirurgia devem ser avaliados e a decisão deve ser em conjunto. Todo enxerto de gordura pode deixar pequenos cistos de óleo e pequenas microcalcificações, mas essas alterações não trazem nenhum risco oncológico para a paciente.

É necessário ter sempre exames de imagem das mamas no pré-operatório, aliás, para qualquer cirurgia de mama, pois servirão como base para futuras comparações, caso surjam alterações no pós-operatório.

Radiologistas experientes conseguem diferenciar facilmente as alterações, as alterações decorrentes do enxerto das alterações suspeitas para neoplasia de mama.

Importante salientar que para o procedimento é necessário haver gordura excedente em abdomen, culotes, flancos, coxas, logo a técnica não é indicada para pacientes que sejam muito magras e não tenham parte doadora. Cabe ao cirurgião plástico ou cirurgião da mama avaliar a área doadora e fazer a lipoaspiração com a técnica adequada, preservando o maior número de adipócitos e um enxerto de melhor qualidade.

Para as pacientes que possuem alguma gordurinha localizada, com essa técnica ainda possuem a chance de se livrar das gordurinhas extras indesejadas.

A recuperação é um pouco mais prolongada que só a mamoplastia de aumento devido a lipoaspiração. Deve fazer pausa nas atividades físicas por 30 dias, com retomada gradual após esse período.

Por fim, vale ressaltar que é extremamente importante que você escolha um cirurgião com experiencia em lipoenxertia para realizar o seu procedimento pois somente a adequada técnica viabilizará um enxerto e uma boa pega. Caso contrário, o enxerto pode ser totalmente reabsorvido pelo organismo.

Qual a anestesia usada na cirurgia de mamas híbridas?

Anestesia geral.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Em média 2 horas.

SEM MEDOA Cirurgia é uma Aliada da sua Saúde

No caso de câncer de mama não protele seu tratamento, pois sabemos que quanto mais cedo iniciarmos o tratamento, mais chance temos de cura. E a cirurgia é parte fundamental no processo para vencer o câncer de mama.

Se você deseja fazer uma cirurgia estética nas mamas, procure um mastologista que alia a plástica mamária à saúde das mamas, proporcionando uma cirurgia com segurança, cuidado com a prevenção da saúde de suas mamas e estruturas complementares. A saúde das suas mamas em primeiro lugar.

  • Saúde das Mamas

    O câncer de mama é o câncer mais incidente entre as mulheres no mundo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres brasileiras, depois do câncer de pele não melanoma.
    A estimativa de novos casos em 2021 é de 66.280 - 30% de todos os cânceres em mulheres - sendo o número de mortes próximo de 18.295. Acomete homens também, porém é raro, representando menos de 1% do total de casos da doença.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia Oncológica

    É o procedimento cirúrgico realizado com o intuito de retirar o tumor, obedecendo todos os princípios oncológicos para o tratamento adequado, como retirada total do tumor com margens de segurança, avaliação e tratamento dos linfonodos doentes e em alguns casos, avaliação de outros órgãos. Esse procedimento pode ter finalidade curativa, principalmente quando há detecção precoce do câncer, ou finalidade paliativa, quando a intenção é melhorar a qualidade de vida da paciente.

    SAIBA MAIS

  • Cirurgia Estética

    A cirurgia plástica mamária é a cirurgia estética mais realizada no mundo. Dependendo do objetivo, a plástica mamária pode ser indicada para aumentar ou diminuir as mamas, reduzir a pele em excesso, corrigir assimetrias e defeitos de formação, e para reparar ou reconstruir mamas no mesmo momento da cirurgia oncológica ou de forma tardia.

    SAIBA MAIS

QUER MAIS INFORMAÇÕES?Agende uma Consulta