Cirurgia Oncológica Quadrantectomia
Quadrantectomia, também conhecida como cirurgia conservadora de mama ou setorectomia, é uma das alternativas de tratamento para nódulos suspeitos ou com diagnóstico de câncer. Nesse procedimento cirúrgico apenas parte da mama é retirada, o restante da glândula mamária é preservado. Está associado a esse procedimento, sempre, a reconstrução mamária parcial pós-quadrantectomia, que consiste na aproximação de retalhos glandulares a fim de preservar a estética mamária.
Quando a quadrantectomia de mama é indicada?
Esse procedimento cirúrgico é indicado para nódulos suspeitos que precisam ser retirados com margem de segurança e para casos de câncer de mama em que o tumor seja pequeno em relação ao volume mamário. Dizemos que o tumor deve ter até 20% do volume da mama, mais que isso pode prejudicar a estética da mama.
Em caso de câncer de mama, quadrantectomia é tão segura quanto a mastectomia?
Sim, a quadrantectomia associada a radioterapia (sempre indicada) tem a mesma chance de cura que a mastectomia.
Quando o procedimento não é indicado?
- Carcinoma inflamatório;
- Múltiplas lesões em diferentes quadrantes das mamas;
- Se paciente não tiver acesso à radioterapia.
Se o nódulo benigno ou maligno não for palpável como é feito o procedimento?
A quadrantectomia será guiada por um fio metálico.
Como é feito?
É realizada a inserção de um fio metálico no meio da lesão para que o cirurgião localize a área a ser retirada durante a cirurgia.
Se a lesão é vista na ecografia será realizada pela mesma, se a alteração for microcalcificações a localização pré-operatória é guiada pela mamografia (estereotaxia).
Qual a anestesia indicada?
Anestesia geral.
Quanto tempo dura a cirurgia?
Pode variar entre 1 e 2 horas.